AMAL promove visita de parceiros noruegueses ao Algarve para partilha de conhecimentos na adaptação às alterações climáticas

A Comunidade Intermunicipal do Algarve promoveu, recentemente, um Workshop e uma visita a Lagos, que envolveu técnicos municipais e os parceiros noruegueses do projeto AwK – Adaptation with Knowledge, Climate Change. Estas iniciativas integram as vertentes de comunicação, sensibilização e intercâmbio do AwK, um projeto da AMAL através do qual estão a ser criadas as bases para implementar o Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas (PIAAC-AMAL), que pretende preparar a região do Algarve para as mudanças do clima.

O workshop “Shape: Sharing Adaptation Plan Experience” foi uma oportunidade de partilha de conhecimentos, para entender melhor a realidade de adaptação às alterações climáticas na Noruega. Contou, também, com a partilha de exemplos de boas práticas em duas empresas algarvias: a Infralobo (onde decorreu esta iniciativa), que apresentou a solução “Smart Resort by InfraLobo”, e a Infraquinta, que partilhou a utilização do seu Sistema de Rega Eficiente/Inteligente e utilização de águas residuais tratadas para rega. Já a visita de estudo teve lugar no dia seguinte, em Lagos, com o objetivo de dar a conhecer os impactos das alterações climáticas e boas práticas de adaptação que estão a ser desenvolvidas naquele município, nomeadamente nos seus espaços verdes, na Ponta da Piedade e Meia Praia. O programa incluiu também uma visita à Barragem da Bravura. Todas estas iniciativas decorreram nos dias 14 e 15 deste mês.

Igualmente no âmbito do projeto AwK – Adaptation with Knowledge, Climate Change, continua a decorrer a campanha “A Natureza não tira férias. Algarve, tempo de cuidar”, da responsabilidade da RTA – Região de Turismo do Algarve (parceira do projeto) e está em construção (mas já disponível para consulta) o site www.algarveadapta.pt, uma ferramenta fundamental para dar a conhecer todas as vertentes deste processo: as razões que levaram à elaboração do PIAAC-AMAL, as ações que estão previstas, factos explicativos sobre a problemática das alterações climáticas, entre várias outras informações relacionadas com esta temática.
Para além da campanha da RTA, que pretende sensibilizar para um turismo sustentável e para as consequências das alterações climáticas, será lançada uma outra, destinada aos residentes da região e que estará a cargo da AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve, entidade que juntamente com The Norwegian Association of Local and Regional Authorities (KS) e a RTA formam o grupo de parceiros deste projeto, financiado pelo EEA Grants, através do Programa Ambiente.

 

+ INFO sobre o projeto em: https://www.eeagrants.gov.pt/pt/programas/ambiente/projetos/projetos/awk-adaptation-with-knowledge-climate-change/

 

* EEA Grants – Através do Acordo sobre o Espaço Económico Europeu (EEE), a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega são parceiros no mercado interno com os Estados-Membros da União Europeia. Como forma de promover um contínuo e equilibrado reforço das relações económicas e comerciais, as partes do Acordo do EEE estabeleceram um Mecanismo Financeiro plurianual, conhecido como EEA Grants.
Os EEA Grants têm como objetivos reduzir as disparidades sociais e económicas na Europa e reforçar as relações bilaterais entre estes três países e os países beneficiários. Para o período 2014-2021, foi acordada uma contribuição total de 2,8 mil milhões de euros para 15 países beneficiários. Portugal beneficiará de uma verba de 102,7 milhões de euros.
Saiba mais em eeagrants.gov.pt.

 

Faro, 20 de setembro de 2022

Scroll to Top